Para quem trabalha com micropigmentação tebori – microblading, as lâminas são fundamentais para realizar um bom trabalho. As opções de lâminas vêm aumentando, conforme o microblading se torna mais popular e reconhecido. Atualmente, existem as lâminas em U, circulares, chanfradas e até mesmo em cartucho.
Inclusive, alguns teboris já possuem lâminas acopladas. Lembrando que as lâminas são um agrupamento de agulhas. A principal dica é que a preferência seja para lâminas com registro na Anvisa. Ainda que o investimento seja um pouquinho maior, a segurança no trabalho compensa. É certeza de que as lâminas estão íntegras, no padrão.
A diferença básica entre as lâminas é hard ou flex. Explicando, as lâminas flex são envolvidas em um plástico e, por isso, flexíveis. Ideais para traços curtos e curvados, que exigem maleabilidade da agulha na pele, e para acabamento. São indicadas em peles normais e peles mais maduras, que se tornam mais finas.
As lâminas hard, do inglês “duro”, são firmes, envolvidas em metal. São mais usadas em peles oleosas, que apresentam dificuldade em receber o pigmento, ou peles com mais melanina e mais grossas. Também são ótimas para traços mais longos e definidos.
Costumam ter o corpo dourado. Existem agora vários tipos de tebori e pode acontecer de a lâmina não encaixar. Alguns fabricantes nacionais, como a Flox, apresentam lâminas mais espessas. Não force a lâmina, ela pode se danificar. É recomendado abrir bem o tebori e se necessário forçar um pouco a abertura com uma faca. Outras diferenças entre as lâminas:
Lâminas chanfradas ou em diagonal:
Lâminas em U: